**Ergonomia/Antropometria** Na loja



.
.
Depois de uma geral pela internet, achei pouca informação sobre o assunto, na verdade nenhuma. Nada que tratasse especificamente sobre ergonomia aplicada a lojas, bares ou restaurantes. Então recorri aos livros que tenho aqui e achei no clássico Projetando espaços de Miriam Gurgel a solução para todos os meus problemas. Fui direto para o título que tratava de Arquitetura de interiores para áreas comerciais e no capítulo de ergonomia e mobiliário estava lá todas as indicações e referências.

.
Compartilho aqui as principais referências:
Distância mínima de corredores (circulação):115cm;
Ângulo de visão vertical de pessoa em pé (em forma de cône/triângulo com a vértice no olho ): 55º;
Área/Altura de alcance da visão vertical para a distância de 3 metros: Enxerga-se claramente tudo até 508cm, mas a atenção é dada para todos os objetos que ficam na área de 290cm de altura;
.
Respeite aproximadamente 30cm entre a altura do assento até a bancada. Ex.: Mesas de 75cm de altura, o assento deve ter 45cm.
.
As prateleiras devem ter 200cm (a mais alta), 195cm, 150cm, 90cm, 75cm (a mais baixa).
.
O tampo das mesas (para cada pessoa sentada) deve ter 60cm.
.
A distância de circulação atrás das cadeiras deve ser de 60cm.
.
.
Digo que no livro tem muito mais detalhes e representações gráficas que deixam os conceitos/informações mais claros. Poderia scannear e postar aqui, mas é melhor para você leitor, a experiência de ver tudo no livro ou até compra-lo como fonte de informação eterna e segura. O ato da compra é uma homenagem sincera ao profissional que ralou e pariu aquele produto, alvo de sua estima. Já que tudo hoje é copiado, baixado e talz, que deixemos os excepcionais para serem comprados. Eu, pelo menos, acredito nisso. É um brinde sincero à excelência.
.


Então é isso, galera. Até o próximo post. Procuro estágio na área de arquitetura Comercial/Design de Varejo/Design comercial/etc. SE alguém de Salvador estiver disposto, estamos aí...encontrará uma pessoa esforçada e curiosa.
.
Mais abraços, e mais despedidas até o ultimo post. !!Fui!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Design de Interiores x Cenografia

***Proporção / Design de interiores***

#fachada - Como chamar mais atenção