**Entrevista** - Liza Lazzarini

.
.

Como prometido anteriormente, posto aqui a entrevista com Liza Lazzarini, Designer, comandante do programa "Sob Medida" na Rádio Metrópole em Salvador e responsável pela ambientação da sala de imprensa da Casa Cor - Bahia. As perguntas foram enviadas por email, mas nem por isso suas respostas deixaram de ser interessantes e esclarecedoras. De um olhar meigo e simpaticíssima, me deixou a vontade quando a abordei fazendo o convite da entrevista. É bom saber que os designers, mesmo criativos, cheios de responsabilidades, são humanos, acessíveis, de carne e osso.  Chega de papo e vamos para as perguntas.
.

................................................................
Interiores que vendem -- Olá, Liza. Gostaria de saber um pouco mais sobre você e sua formação profissional.

Liza Lazzarini: FAAP - em São Paulo.
................................................................
Interiores que vendem -- Diga-me: quais suas inspirações ao projetar?

Liza LazzariniSão muitas! Estou sempre olhando para as coisas como material de pesquisa e inspiração, não tem jeito! J , Adoro revistas importadas, livros , interne que, hoje, é boa fonte de pesquisa. Para ter inspiração devo  sempre ter pesquisar, você tem de direcionar o foco. Muitas das melhores ideias que tive foi  justamente quando ou estava pegando no sono. Quando crio para o cliente, isso também é muito importante, pois o foco é justamente nele e na criação. Tem de ter um link entre a sua idéia e o cliente.
...............................................................
Interiores que vendem --Você passou pela editora Abril. Fale um pouco sobre essa experiência.

Liza LazzariniMaravilhosa, meu primeiro emprego. Passei pelas mãos de produtoras e editoras excelentes, criativas! Com a Olga Krell aprendi como se fotografa comida. No estúdio Abril , aprendi a mágica da produção com as minhas mestras Graça, Regina e Rosa. Passei por moda também, foi  um grande aprendizado. Era uma época de ouro!
.................................................................
Interiores que vendem -- Felizmente você transmite, com muita simpatia,  o programa Sob medida na rádio Metrópole. Como é ser uma arquiteta dentro da comunicação? Você percebe proximidade nos ramos?

Liza LazzariniNão sou arquiteta, infelizmente! Ainda serei! Rsrs...Só me tornei apresentadora por causa da meu trabalho como designer e produtora, uma coisa levou a outra, claro Na FAAP mesmo, as áreas eram todas interligadas, na minha época não havia tanta “divisão”
................................................................
Interiores que vendem -- Vemos Marcelo Rosenbaum aparecendo todos os sábados na telinha fazendo suas reformas e encantando famílias com seu talento. De uma forma ou de outra ele populariza o design de interiores e promove/sedimenta sua imagem de grande arquiteto/designer. Você acredita que falta aos arquitetos de modo geral o uso das mídias para autopromoção?

Liza Lazzarini: Acredito que  Rosembaum é um profissional maravilhoso; Conheço a ele se seu trabalho há muitos anos, nos conhecemos quando eu trabalhei no João Armentano. Acho que ambos acreditamos que o design e a estética podem melhorar a vida das pessoas, adoro o lar doce lar,  acho esse trabalho dele louvável.
E não acho que mídia venda trabalho, mas faz com que seu trabalho tenha visibilidade,e claro assim, pode te abrir caminhos. Melhor do que a autopromoção é o cliente que indica outro cliente pois está satisfeito com seu trabalho. Isso é legal.
................................................................
Interiores que vendem -- Falemos agora sobre espaços comerciais que é o assunto do Blog. Qual sua relação com os espaços comerciais? Você, por exemplo, preferiu projetar uma sala de imprensa a um ambiente residencial. É mais fácil, mais prazeroso? Existem grandes diferenças conceituais ao projetar para os distintos segmentos?

Liza LazzariniJá projetei alguns (restaurantes, clinica), um projeto comercial é mais objetivo, residencial é sempre mais delicado, nem por isso menos elaborado,nele tem muita gente envolvida e a dinâmica da família ou de uma pessoa, totalmente diferente.
A sala de imprensa me escolheu..rsrs, foi sugestão de Maria Luisa Brandão e Chico Brandão, eles acharam que como seria a primeira sala de imprensa da CC Bahia, eu como designer poderia além de apresentar o Sob Medida de lá, criar o ambiente, foi um desafio.
................................................................
Interiores que vendem -- O que você observa do mercado soteropolitano para o nicho de arquitetura comercial? Essa modalidade de arquitetura não merecia um festival como a Casa Cor?

Liza Lazzarini: Em São Paulo tem algumas...talvez sim, mas precisa que algum empresário se interesse .

...............................................................
Interiores que vendem -- O que fisga sua atenção no bom projeto de arquitetura comercial?

Liza LazzariniOriginalidade, funcionalidade e estética, sempre.
................................................................
Interiores que vendem -- Pergunta pretensiosa da entrevista: E para o futuro? O que será do design de interiores/ design comercial para o futuro?

Liza LazzariniEspero que as pessoas se interessem cada vez mais em morar e trabalhar em locais confortáveis  e pensados para eles ou para seus funcionários, elaborados por bons profissionais. Faz sim, uma tremenda diferença, ter um lugar bem esquematizado por um profissional.
................................................................
Interiores que vendem -- O blog tem em sua maioria leitores jovens, que estão estudando arquitetura/ design de interiores ou são profissionais com pouco tempo de carreira. Deixe uma palavra de sabedoria para todos; qual conselho você tem a dar para essas pessoas?

Liza LazzariniConselho..?... Trabalhem, façam de tudo, até carregar peso! Não tem relógio! Tem de ralar!! Esse mundo “glamoroso” das nossas profissões é muito competitivo, e para se firmar como um bom profissional tem de ter base, pesquisar, viajar!
................................................................

*************

É isso aí, meu povo. Minha intenção com a entrevista foi simples: dar ao leitor do blog um pouco da visão de quem está no mercado, dos atores de toda a cena. Podemos crescer muito com tudo isso.
.
Volto na próxima semana com mais um post instigante que fale sobre os interiores que vendem. Tchau.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Design de Interiores x Cenografia

***Proporção / Design de interiores***

#fachada - Como chamar mais atenção