**Mobiliário de Loja**

Direi logo: o assunto é extenso. Não que existam uma infinidade de tipos de mobiliários - esses são poucos - mas as suas mais variadas formas de design, ajustes, materiais de acabamento fazem sua delimitação difícil. Não que isso seja um problema, pelo contrário, é um prato cheio para os mais criativos e para os menos criativos também, que enxergam no mercados mais opções e menos chances de erro.
.

.

Começarei o assunto definindo o termo mobiliário. Parece bobo, mas para o entendimento completo nada melhor que começar da gênese: seu sentido. Então, segundo o Wikipedia (não é a melhor fonte em termos acadêmicos, mas é a que deixa tudo mais simples e exemplifica) mobiliário "é o conjunto de móveis, objetos e equipamentos que suportam o corpo humano (como assentos e camas), servem para estocar objetos ou como apoio para objetos em superficies horizontais. Tem o intento de fornecer a seus habitantes e usuários utilidades específicas que lhes facilitam as atividades cotidianas, como comer, dormir, descansar, ler, entre outras."
.

.

Então, destacamos de imediato o balcão, painéis (prateleiras etc), equipamentos auto-portantes (estantes etc), gôndolas, vitrine. Acredito que esses são os principais. A loja necessita deles. Quer dizer, sem eles não há loja.
.
Para uma composição bem atraente e pouco monótona, a mistura (com cautela) desses elementos é necessária.
.
Não devemos esquecer do mobiliário mais convencional, o que não é usado apenas em loja, como poltrona, puff, banco, cadeira, etc. Servem para dar um ar mais íntimo, aconchegante à loja. Esses são mais estéticos e devem se alinhar com a proposta de imagem da marca.
.

Esse post foi apenas uma apresentação dos principais mobiliários, como disse, o assunto é um pouco extenso. Em nosso próximo encontro, falarei do coração da loja: o balcão. É onde está o dinheiro, onde fica o funcionário de maior responsabilidade da loja (o caixa), o fim da experiência prazerosa do cliente...sim, não é um lugar qualquer. Muita atenção e carinho ali.
.
Até o próximo encontro, amigos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Design de Interiores x Cenografia

***Proporção / Design de interiores***

#fachada - Como chamar mais atenção