**Fases do Projeto**

.
.
Olá, amigos.
.
Observando a maioria dos blogs de Design vejo sempre um encantamento pelo design, sempre uma reverência à ideia e menos ao trabalho duro+produção das coisas. Esse blog desmistificar e banha de luz todo os 99% de transpiração que é a força motriz da maioria dos projetos.
.
Pois bem, nessa toada, faço um post sobre as fases do projetos de Design de interiores.
.
Digo, de antemão que dependendo da faculdade ou metodologia adotada, a forma e nomenclaturas podem modificar um pouco, mas o processo é o mesmo.
.
Eu mesmo dou pitacos e adiciono conteúdos que acho relevante. Por exemplo, na PRIMEIRA FASE do processo desenvolvemos o PROGRAMA DE NECESSIDADES, que na sua forma mais básica é a listagem dos ambientes a serem projetados com a descrição das necessidades e expectativas do cliente (dono da loja). Acredito que seja mais produtivo usar o briefing e entrevistar o cliente, extraindo dele suas percepções do público alvo da loja e não os seus anseios (pessoais) em si, já que o projeto comercial visa o consumidor da loja e não o gosto do empresário.
.

.

A SEGUNDA FASE é o ANTEPROJETO, onde a mágica começa. O conceito é criado, os estudos e análises são desenvolvidos assim como os cortes, perspectivas e estudos volumétricos para apresentação ao cliente. De acordo, o cliente aprova as propostas, e inicia-se os trabalhos.

A TERCEIRA FASE é o PROJETO, onde todos os projetos são finalizados com plantas de instalação elétrica e outros detalhes mais específicos. Entra também o manual descritivo com todas as indicação de mobiliário, utensílios, etc que seja necessário no projeto. Abaixo uma lista do que deve ser entregue nessa fase:

Material a ser entregue:
- Planta Baixa Definitiva (aprovada pelo cliente);
- Vistas, Cortes e Detalhes de todos os móveis e ambientes;
- Planta de Forro, quando necessário;
- Planta Elétrica;
- Planta de Iluminação;
- Detalhamento de Áreas Molhadas (banheiros, cozinha e serviço);
- Detalhamento de bancadas de mármore ou similar;
- Definição de cores de paredes e tetos;
- Definição de revestimentos cerâmicos para pisos e paredes, se necessário;
- Visitas às lojas para escolha de materiais de acabamento e objetos complementares
.
.


A QUARTA FASE é o PROJETO EXECUTIVO, onde as diretrizes do projeto serão desenvolvidos.
Nele está contido a programação de obras, o cronograma de obras, as compras, o acompanhamento das obras, instalação do mobiliário e entrega.
.
Abraço, galera. até o próximo post.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Design de Interiores x Cenografia

***Proporção / Design de interiores***

#fachada - Como chamar mais atenção