**Entrevista** - Liza Lazzarini
.
.
................................................................
.
Como prometido anteriormente, posto aqui a entrevista com Liza Lazzarini, Designer, comandante do programa "Sob Medida" na Rádio Metrópole em Salvador e responsável pela ambientação da sala de imprensa da Casa Cor - Bahia. As perguntas foram enviadas por email, mas nem por isso suas respostas deixaram de ser interessantes e esclarecedoras. De um olhar meigo e simpaticíssima, me deixou a vontade quando a abordei fazendo o convite da entrevista. É bom saber que os designers, mesmo criativos, cheios de responsabilidades, são humanos, acessíveis, de carne e osso. Chega de papo e vamos para as perguntas.
.

.
................................................................
Interiores que vendem -- Olá, Liza. Gostaria
de saber um pouco mais sobre você e sua formação profissional.
Liza Lazzarini: FAAP - em São
Paulo.
................................................................
Interiores que vendem -- Diga-me: quais suas
inspirações ao projetar?
Liza Lazzarini: São muitas! Estou sempre olhando para as coisas como
material de pesquisa e inspiração, não tem jeito! J , Adoro revistas importadas, livros , interne que,
hoje, é boa fonte de pesquisa. Para ter inspiração devo sempre ter pesquisar, você tem de direcionar
o foco. Muitas das melhores ideias que tive foi
justamente quando ou estava pegando no sono. Quando crio para o cliente,
isso também é muito importante, pois o foco é justamente nele e na criação. Tem
de ter um link entre a sua idéia e o cliente.
...............................................................
Interiores que vendem --Você passou pela editora
Abril. Fale um pouco sobre essa experiência.
Liza Lazzarini: Maravilhosa, meu primeiro emprego. Passei pelas mãos
de produtoras e editoras excelentes, criativas! Com a Olga Krell aprendi como
se fotografa comida. No estúdio Abril , aprendi a mágica da produção com as
minhas mestras Graça, Regina e Rosa. Passei por moda também, foi um grande aprendizado. Era uma época de ouro!
.................................................................
Interiores que vendem -- Felizmente você
transmite, com muita simpatia, o
programa Sob medida na rádio Metrópole. Como é ser uma arquiteta dentro da
comunicação? Você percebe proximidade nos ramos?
Liza Lazzarini: Não sou arquiteta, infelizmente! Ainda serei!
Rsrs...Só me tornei apresentadora por causa da meu trabalho como designer e
produtora, uma coisa levou a outra, claro Na FAAP mesmo, as áreas eram todas
interligadas, na minha época não havia tanta “divisão”
................................................................
Interiores que vendem -- Vemos Marcelo
Rosenbaum aparecendo todos os sábados na telinha fazendo suas reformas e
encantando famílias com seu talento. De uma forma ou de outra ele populariza o
design de interiores e promove/sedimenta sua imagem de grande arquiteto/designer.
Você acredita que falta aos arquitetos de modo geral o uso das mídias para autopromoção?
Liza Lazzarini: Acredito que
Rosembaum é um profissional maravilhoso; Conheço a ele se seu trabalho
há muitos anos, nos conhecemos quando eu trabalhei no João Armentano. Acho que
ambos acreditamos que o design e a estética podem melhorar a vida das pessoas,
adoro o lar doce lar, acho esse trabalho
dele louvável.
E não acho que mídia venda trabalho, mas faz com que
seu trabalho tenha visibilidade,e claro assim, pode te abrir caminhos. Melhor
do que a autopromoção é o cliente que indica outro cliente pois está satisfeito
com seu trabalho. Isso é legal.
................................................................
Interiores que vendem -- Falemos agora
sobre espaços comerciais que é o assunto do Blog. Qual sua relação com os espaços
comerciais? Você, por exemplo, preferiu projetar uma sala de imprensa a um
ambiente residencial. É mais fácil, mais prazeroso? Existem grandes diferenças
conceituais ao projetar para os distintos segmentos?
Liza Lazzarini: Já projetei alguns (restaurantes, clinica), um projeto
comercial é mais objetivo, residencial é sempre mais delicado, nem por isso
menos elaborado,nele tem muita gente envolvida e a dinâmica da família ou de
uma pessoa, totalmente diferente.
A sala de imprensa me escolheu..rsrs, foi sugestão de
Maria Luisa Brandão e Chico Brandão, eles acharam que como seria a primeira
sala de imprensa da CC Bahia, eu como designer poderia além de apresentar o Sob
Medida de lá, criar o ambiente, foi um desafio.
................................................................
Interiores que vendem -- O que você observa
do mercado soteropolitano para o nicho de arquitetura comercial? Essa
modalidade de arquitetura não merecia um festival como a Casa Cor?
Liza Lazzarini: Em São Paulo tem algumas...talvez sim, mas precisa que
algum empresário se interesse .
...............................................................
Interiores que vendem -- O que fisga sua
atenção no bom projeto de arquitetura comercial?
Liza Lazzarini: Originalidade, funcionalidade e estética, sempre.
................................................................
................................................................
Interiores que vendem -- Pergunta
pretensiosa da entrevista: E para o futuro? O que será do design de interiores/
design comercial para o futuro?
Liza Lazzarini: Espero que as pessoas se interessem cada vez mais em
morar e trabalhar em locais confortáveis
e pensados para eles ou para seus funcionários, elaborados por bons
profissionais. Faz sim, uma tremenda diferença, ter um lugar bem esquematizado
por um profissional.
................................................................
Interiores que vendem -- O blog tem em sua
maioria leitores jovens, que estão estudando arquitetura/ design de interiores
ou são profissionais com pouco tempo de carreira. Deixe uma palavra de
sabedoria para todos; qual conselho você tem a dar para essas pessoas?
Liza Lazzarini: Conselho..?... Trabalhem, façam de tudo, até carregar
peso! Não tem relógio! Tem de ralar!! Esse mundo “glamoroso” das nossas
profissões é muito competitivo, e para se firmar como um bom profissional tem
de ter base, pesquisar, viajar!
................................................................
*************
É isso aí, meu povo. Minha intenção com a entrevista foi simples: dar ao leitor do blog um pouco da visão de quem está no mercado, dos atores de toda a cena. Podemos crescer muito com tudo isso.
.
Volto na próxima semana com mais um post instigante que fale sobre os interiores que vendem. Tchau.
Comentários
Postar um comentário