***Proporção / Design de interiores***

.
.
Olá, leitores? Beleza?
.
Estava eu fazendo um exercício de design de interiores, ambientando o que seria um bar. Tinha as medidas e talz,  mas no meio do exercício travei. Sabia que deveria começar pelo balcão, que considero o coração do bar. Mas, qual o tamanho ideal? Fiz algumas tentativas, algumas até satisfatórias, mas veio a questão: existe alguma regra específica que determine os padrões de proporção de móveis, acessórios, etc?
.
Corri para o google, jovem. Nada que fosse conclusivo. Falava-se muito em "bom senso", em "olhar apurado", "bom gosto", mas achei tudo isso subjetivo demais para o que queria. Meu desejo era uma regra para usar, abusar e destrincha-la depois.
.

.
Parei de procurar na âmbito do Design de interiores + Arquitetura e partir para o Desgin gráfico. E lá, voltei novamente para a arquitetura, mas agora observando os gregos. Os carinhas, que possuem a maioria dos paradigmas de nossa civilização, descobriram a Seção Áurea,  uma proporção dimensional que rege todas as coisas no mundo natural. Então, não seria nada demais usar a regra da seção Áurea na hora de construir ou escolher as medidas dos seus móveis, etc.
.
A seção áurea funciona da seguinte maneira: pegue a medida que você tem do todo que será usado e multiplique pelo coeficiente (o valor da proporção áurea) de 0.618. Esse será seu seguimento áureo. Simples assim. No meu caso, usaria a largura do ambiente, multiplico por 0,618 para ter a largura do meu balcão e o mesmo faria profundidade. Para altura dispenso a regra, uma vez que os valores de ergonomia me servem melhor neste caso.
.

.
A regra é prática, tem a assinatura de Deus + Gregos, mesmo assim não é absoluta. Use quando preferir. Talvez, em seu ambiente, você queira pirar ou usar móveis minimalistas, reduzidos, ou seguir algum cânone italiano (móveis menores, como a mesa de centro) ou móveis maiores...o poder está em suas mãos, jovem.
.
Abaixo deixo 2 vídeos, um mostra o exercício de um designer de interiores em diversos ambientes e outro sobre a Seção Áurea, que falei de forma bem tímida para o post não ficar excessivamente teórico, no entanto deu para captar o principal.
.

.

.
.
Jovens, abraço, tudo de bom e até a próxima. Acredito que falarei mais de proporção...Me surgiram várias dúvidas. Abraço!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Design de Interiores x Cenografia

#fachada - Como chamar mais atenção