**Livros + Conteúdo Retail**

.
.
Olá, leitores.
.
No exercício criativo em decidir qual assunto fazer um post, me veio a ideia de um levantamento bibliográfico básico sobre o Design de Varejo, Retail design, Arquitetura Promocional, escolhe o nome aí que tem vários...rss
.
Estudar sem livros é possível, ainda mais nessa área onde a percepção sinestésica é a que mais conta. No entanto, recorrer a pesquisadores, pessoas que tem uma estrada maior que a nossa ou tem algo de interessante para contar pelos livros, também tem grande importância.
.
Então, cito aqui os livros que possuo sobre o assunto. Não são os mais importantes, porque simplesmente não sei quais são os mais importantes. A bibliografia é restrita e não possuo mentores (se alguém se habilita, as vagas estão abertas...rss) para dizer quais são os melhores, o que devem ser lidos, etc. Então, deixando as piadinhas desnecessárias de lado, cito:
.

1.

Bem completo. Não fala muito sobre a parte comercial do projeto (marketing, comunicação, publicidade), se referindo mais ao tocante da construção. Deve ser lido.
.
2.

Manual de boas maneiras do lojista+projetista de Design de varejo do que deve ser atentado na construção de uma loja. Recomendadíssimo. A linguagem não é pesada e possui poucas estatísticas, que enfraquece um pouco, mas não deixa de ser importante.

3.
.
Filosófico, dá todo um approach sobre a profundidade e significado do que é uma vitrina (sim, o nome é esse). Deve ser lido.
4.

Foi o que menos li, porque comprei em espanhol. Tem a versão em português, mas me dá um aperto no coração comprar de novo...vou lendo aos poucos. Me parece um livro completo, que retrata o ambiente de loja. Mas não serve como manual, é mais um livro ilustrativo que aumenta os horizontes sobre o assunto. Fala dos principais pontos do Design de Varejo, mas de forma rápida, diminuta, mas vale a pena ser lido.
.
5.

Livro de estudo e referências. Apresenta vários tipos de interiores e projetos. É aquele livro que você analisa, compara, faz uns desenhos decalcando, faz suas experimentações. Não é um manual, não é profundo, é apenas um "livro-exercício-abarrotado-de-imagens". Vale a pena passar o olho.
.
6.

Foi o livro que menos toquei até agora. O uso como livro de exercícios, porque mostra os projetos das diversas Livraria Cultura. Então é bom observar como foram dispostas as cadeiras, como solucionaram os problemas de espaço, como imaginam a circulação dos shoppers (possíveis compradores), etc.
********************************************************************************
.
É isso, amigos. Sobre Design de Varejo, esses são meus livros. Não é uma bibliografia extensa. Então se alguém tiver indicações, livros a doar, coisas do tipo, estamos aí...rss
.
Abraços, jovens, Até o próximo post.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Design de Interiores x Cenografia

***Proporção / Design de interiores***

#fachada - Como chamar mais atenção