Entrevista: Manuela Embiruçú

Olá, leitores.
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( Muito tempo sem postar, muito tempo sem visitar. Mas não esqueci o blog. Digamos que foi uma época de férias bem merecidas. Outros projetos consumiram meu tempo e foi-se diminuindo os espaços para realizar as pesquisas para os posts. Eles são curtos, simples, mas demoram uma média de 3 a 5 dias entre a pesquisa e edição de informação. Não é mole. Mas informação boa é assim, demora para ser pesquisada, depurada, editada...enfim. Sem choro.)
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Começo 2014 com uma entrevista. Adoro entrevistas. Gosto de ouvir/ler opiniões diferentes da minha. E Manuela Embiruçú é assim, não decepciona e até surpreende em alguns momentos. Uma das primeiras formandas do curso de Design de Interiores da UFBA, investe hoje no Design de Varejo, um dos pouquíssimos profissionais que se intitulam especialistas da área. Competente, alta, inteligente, firme nas palavras. Leia, vale a pena:





1 Olá, Manuela. Diga-me, qual sua formação profissional?

Manuela Embiruçú : Formada pela Universidade Federal da Bahia - Escola de Belas Artes, no CURSO SUPERIOR DE DESIGN DE INTERIORES. Primeira formanda deste curso que retornou a unidade para ser PROFESSORA das disciplinas de Desenvolvimento do Projeto Ambiental I ao VI. O seu trabalho tem como foco principal o DESIGN DE VAREJO em Lojas de Móveis,Objetos e Acessórios. Já realizou trabalhos em Salvador (BA), São Paulo (SP), Aracaju (SE), Petrolina (PE) e em Ubá (MG).Atualmente atua como Professora Substituta da Escola de Belas Artes – UFBA e desenvolve trabalho como Representante Comercial na área de Design de Varejo.


2 Quais suas inspirações ao projetar?

Manuela Embiruçú: Primeiramente o perfil do cliente e o que ele deseja, depois sim as tendências e conceitos que encontro em feiras e exposições que visito durante o ano.


3 Qual o projeto mais desafiador, inspirador que você fez?

Manuela Embiruçú: Cada projeto tem um desafio diferente e por ser em momentos e com clientes bem diferentes também tem inspirações únicas. Me identifico muito com a área de Varejo pois é onde tudo começa antes de chegar na casa ou trabalho do cliente final.


4 Hoje como representante de grandes indústrias moveleiras e Designer, seu olhar é diferente em relação aos projetos, pois são os dois mundo sendo conversados: o lado designer e o lado cliente. Fale sobre isso.

Manuela Embiruçú Como representante tenho a oportunidade de ver e participar de alguns processos criativos na produção de peças que farão parte das coleções que estarão nas principais lojas do Brasil a cada ano e isso me deixa mais segura na hora de indicar os produtos aos meus clientes e alunos.


5 O que é Design de Varejo? Qual o tamanho do mercado? E porque existem tão pouco profissionais
especializados na região nordeste?

Manuela Embiruçú: O Designer de Varejo tem como principal papel unir o desejo do cliente + o perfil do cliente final + produto ou serviço a ser comercializado + necessidades da equipe. Essa união resulta em um espaço que gere vendas, conforto ao proprietário e a equipe e satisfação ao seu cliente final.O mercado é bastante amplo e tem crescido cada dia mais. No entanto não só no nordeste mas em todo o Brasil esse trabalho é pouco utilizado pois alguns lojistas preferem não fazer esse investimento achando que esse se torna um peso no orçamento. Acredito que com o aumento da concorrência e com a produção mobiliária da linha média ter produtos muito similares, a única saída será levar um diferencial a loja. Digo isso na exposição mais trabalhada, na valorização da equipe e no atendimento cada dia mais diferenciado.


6 Qual tipo de ambiente comercial leva a sua preferência, você gosta de fazer? Qual o mais desafiador? E o
mais fácil?

Manuela Embiruçú: O meu foco é em loja de MÓVEIS E ACESSÓRIOS, esse para mim é o mais desafiador devido a grande concorrência. Nenhum projeto é fácil! Cada projeto é único e possui o seu grau de dificuldade bem variado.


7 O que você observa do mercado soteropolitano para o nicho de arquitetura comercial/ Design de Varejo? Essa modalidade de arquitetura não merecia um festival como a Casa Cor?

Manuela Embiruçú: Acredito que não. O que precisa é que as lojas criem uma identidade própria para que possamos ter uma variedade de opções no mercado. Pois o mercado do Design de Varejo é voltado para os lojistas e esse tem que ser um estudo direcionado para cada estabelecimento. Sair de Salvador, visitar as feiras e as indústrias é um ótimo caminho só que essa visita tem que ser estudada, analisada e bastante trabalhada com o foco no seu público alvo e na equipe de vendas que muitas vezes determina os principais produtos que devem está na sua loja. Sempre que atuo como Design de Varejo realizo um plano pré feira e pós feira para o cliente. Além de acompanhá-lo na realização das compras.
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8 O que fisga sua atenção no bom projeto de Design de Varejo?

Manuela Embiruçú: Sem duvida a forma de expor o produto e o atendimento!


9 Pergunta pretensiosa da entrevista: E para o futuro? O que será do design comercial para o futuro?
Alguma tendência a vista?

Manuela Embiruçú: Isso é um grande segredo que somente os estudos e pesquisas nos revelam a cada ano...rsrsrsrsr


10 O blog tem em sua maioria leitores jovens, que estão estudando arquitetura/ design de interiores ou são profissionais com pouco tempo de carreira. Deixe uma palavra de sabedoria para todos; qual conselho você tem a dar para essas pessoas?

Manuela Embiruçú: Acredito que a melhor dica é .... FAÇAM O QUE VCS GOSTAM... isso é fundamental. Dentro da nossa área existem milhões e oportunidades!! Encontre a sua e agarre com vontade que o dinheiro virá como conseqüência da sua dedicação! $uce$$o para todos!


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Abraços e até o próximo post.

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