[ LOJA ] E sua fachada? Vende?

Olá, amigos.
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Procurando conteúdo interessante para o blog, me deparei com esse artigo sobre fachadas de lojas. Não está na íntegra...vou dar uma resumida e adicionar algumas informações (que aparecerão em parêntese), imagens, mas o conteúdo é fiel e óbvio que mencionarei a fonte. No final. Leia o texto, lê...

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De nada adianta ter um vasto mix de produtos e funcionários bem treinados se a fachada da sua loja não consegue atrair clientes. Seja por excesso de informação ou falta de identidade – problema bem recorrente nas papelarias – o estabelecimento não pode deixar de ser notado pelos consumidores.

Quem você quer atingir?

Segundo Flávio Radamarker, sócio-diretor da Arquitetar Arquitetura de Varejo, esta é a primeira pergunta que deve ser feita quando se pensa na elaboração da comunicação externa de uma loja. O especialista ressalta que toda loja tem poucos segundos para prender a atenção do cliente (alguns especialistas dizer 3 outros falam em 8...), principalmente em centros urbanos mais densos, onde a profusão de letreiros e vitrines é imensa. 

“O ideal é determinar qual é o seu público, ou quais são os segmentos que você quer atingir e, a partir daí, apostar em recursos expositores específicos, ou seja, tipos de comunicação que tenham apelo junto àqueles consumidores”, afirma.


Para Cláudio Yoshimura, diretor da Yoshimura Arquitetura de Varejo, muitas vezes o lojista não tem a intenção de ter uma identidade definida e acaba tornando sua papelaria irrelevante na vida do consumidor, o que pode ser um erro fatal. “Após definir qual é o seu público, a papelaria precisa apresentar sua proposta logo na sua fachada. A logomarca, a vitrine e todos os demais elementos da fachada precisam contar a mesma história através dos materiais e personalidade do design. Existem muitas papelarias que alcançaram sucesso e notoriedade não pela exuberância da sua arquitetura, mas pela extrema coerência entre a sua imagem e sua operação, oferecendo forma e conteúdo".

A vitrine ideal

Considerada um dos elementos fundamentais da comunicação externa de um comércio, a vitrine muitas vezes pode atuar como “vilã”. O lojista deve evitar o excesso de produtos e informações na vitrine, pois caso o cliente tenha todas as informações sobre o mix oferecido e os preços do lado de fora do estabelecimento, os apelos e argumentos para que ele entre na loja tornam-se mínimos. 

“Os estímulos e a decisão de compra não podem ser transferidos para o lado de fora da loja”, ressalta Radamarker. O especialista aponta que o papel da vitrine é de passar um recado para o cliente, informando-o que o estabelecimento tem algo de que ele precisa ou despertar nele a intenção de comprar algo que não procura.

Outra dica é procurar agrupar produtos por famílias, categorias, tamanhos e outras características comuns. A iluminação da vitrine é outro ponto decisivo. Vitrines sem vibração ou escuras reduzem a captura da atenção e não estimulam vendas.

A interação dos outros elementos

Em uma fachada, todos os elementos, tais como vitrine, letreiro e outras informações relevantes, devem ser complementares, fortalecendo a identidade da loja. 

Hoje, além do nome, da logomarca (logotipo) – item que reforça a imagem da loja - e do telefone, os contatos eletrônicos (e-mail e site) também devem constar na fachada, principalmente quando o público-alvo é corporativo.





Manutenção
O lojista deve programar uma manutenção periódica da sua fachada, assim como faz com equipamentos como o ar condicionado, o que inclui revisões e correções de materiais de acabamento quebrados ou trincados, pintura queimada ou sem vida, o estado da drenagem da marquise, lâmpadas queimadas, de modo que o visual externo da loja esteja sempre revitalizado.

“Nenhum ambiente será agradável e atraente se não parecer ou estiver limpo. A manutenção é fundamental para a fachada, que é a primeira impressão que o cliente tem da loja”, afirma Cláudio Yoshimura.

Soluções em conta

Uma prática comum para financiar reformas em fachadas, de acordo com Flávio Radamarker, são as parcerias com fornecedores e fabricantes. “Além de negociar mobiliários e displays internos para a loja, a exibição de marcas e logos destes parceiros na fachada – com custeamento parcial ou total das despesas da reforma – é uma alternativa bem viável, mas que deve ser feita com atenção para que a papelaria não tenha a visualização do seu nome prejudicada” (o que quase sempre acontece...então muito cuidado com as parcerias).

Para facilitar a vida dos lojistas, Cláudio Yoshimura elaborou uma relação das opções mais em conta do mercado para fachadas. Os preços dos materiais já incluem mão de obra: 

-pintura acrílica sobre parede- tem um tempo de uso limitado e suja com facilidade ( R$12,00/m² ) 

-textura sobre parede- maior durabilidade que a pintura, mas de difícil retoque para manutenção (R$20,00 a R$40,00/m² )

-cerâmica- algumas suportam pichação, não desbota, porém a resistência é menor que o porcelanato e granito (de R$25,00 a R$80,00)

-porcelanato natural sem esmalte- material cada vez mais em uso, durável, fácil de lavar, suporta pichação (R$50,00 a R$120,00/m²) 

-granito- muito resistente a impactos, fácil de lavar, porém costuma ter um custo alto (R$180,00 a R$1200,00/m²)

-mármore- menor resistência a abrasão e impactos que todos os demais materiais rígidos (R$150,00 a R$1800,00/m²)

-lona estruturada esticada plotada- custo baixo para comunicação visual, porém desbota e é muito delicada, com durabilidade curta ( R$120,00/m² ) 

-vidro fixo para vitrine 10mm temperado- usados em vitrines, sendo que os de dimensão maior que 3,20m são mais caros (R$220,00 a R$480,00)

-pele de vidro estruturada – grande durabilidade, pouca manutenção, facilidade de limpeza, porém relativa resistência e custo alto (R$290,00 a 980,00/m²)

-- ( é ótimo ver os preços para se ter um ideia do investimento) --

Fonte: http://lyderis.com.br/dicas-e-negocios/marketing/331-a-fachada-da-sua-loja-e-atrativa

ATÉ MAIS!

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