**Interiores & estilos**

.
Olá, pessoal.
.
Neste post falarei sobre estilo. Todos tem uma ideia do que é um estilo. Todos tem um certo estilo, mesmo inconsciente. Mas se levarmos para a Interação com o mundo + Arquitetura + Design de interiores + Bares e restaurantes a coisa fica mais específica, mais definida e as certezas vão se tornando dúvidas e pronto. Se perde o controle e não se sabe mais o que quer no projeto, no momento de ornamentar o ambiente ou na escolha de um lugar que seja a sua cara para desfrutar de momentos agradáveis...sim, porque não racionalizar sobre isso? Frequentar ambientes que tenham realmente similaridades conosco?
.
Estilo, é você?
.
Então lá vai, Estilo, conceitualizando, é uma expressão utilizada com o fim de classificar períodos da história da arquitetura de acordo com suas caraterísticas formais, técnicas e materiais
.
Tá, esse conceito é do Wikipédia, não é de nenhum teórico renomado e talz, mas como não possuo dicionário de arquitetura e ele preenche nossas expectativas quanto à noção de estilo, tá valendo.
.
Então, percebemos que através da observação de um determinado estilo passado, podemos nos apropriar da forma utilizada (normal), dos materiais (difícil, mas dá) e das técnicas (uhuuuu...dependendo, é impossível, jovem) e assim replicamos um estilo.
.


A cópia/inspiração de estilos faz parte do processo.
.
Falo isso porque em alguns momento a inspiração foge. Ela vai para lugares longínquos onde não dá para alcançar. Então partimos para a inventividade, a criatividade. Um ponto de partida interessante (um estilo) onde misturando elementos, trocamos outros, pode surgir uma coisa bacana, envolvente e inovadora.
.
É importante também atentar ao momento histórico do estilo para o uso de alguns ornamentos produzirem real sentido. Dos seus materiais usados, fazendo um jogo interessante de semiótica, despertando no observador uma sensação do antigo, de vintage.
.
Estilo. Te achei.
.
Perceba na imagem acima, um bar ambientado entre as décadas 50 e 60. Muito vidro, couro, metais. As cores patéis talvez seja um toque de contemporaneidade no projeto. O cliente (imagino eu) não quer se teletransportar para a época em questão, apenas ser encantado e envolto pela magia.
.
É estiloso? É estilo brega? Apenas estilo?
.
Outro exemplo, um bar no estilo decor.
.
Até a próxima, povo. Trarei mais coisas sobre estilo e análise de algumas imagens. É útil ampliar o repertório de representações na hora da criação.
.
Abraço!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

***Proporção / Design de interiores***

Design de Interiores x Cenografia

#fachada - Como chamar mais atenção