#consumidor - 5A's, novos caminhos e arquitetura.

  Apologia. É o 5º "A" . Com o tempo, por se tornarem fãs, amantes ("lovers") da marca, por ter seus desejos, expectativas atendidos, o cliente advoga em sua defesa. Recomenda com ênfase, nutre sentimentos acalentadores como se fossem pessoas vivas de seu meio (e de certa forma são "entidades" onipresentes que adoram). Já tentou discutir com um fã de StarWars? Já questionou a qualidade futebolística de Zico com algum torcedor do Flamengo? Já tentou falar mal do BBB e elogiar a Carol Concá com algum telespectador do programa? Sim, verá a ira titânica dos amantes da marca. Imagina essa energia canalizado positivamente? É tudo o que você quer para o seu negócio. E se não quer, deveria porque esse é o ultimo estágio do novo caminho percorrido pelo consumidor em seu processo de compra, segundo Philip Kotler em seu livro Marketing 4.0 do tradicional ao digital. E como a arquitetura vai te ajudar a fazer seu consumidor um Lover da marca? É só continuar lendo.

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  Assimilação e Atração. É o 1º e o 2º "A"s  respectivamente. Na assimilação o consumidor é passivamente exposto a várias marcas. Sem interesse latente. Apenas impactado. Aquela fachada bonita e inusitada que o prospector bate o olho. Ele acha interessante, bonita, para alguns se torna ponto de referência (posto Ypiranga?). Nesse primeiro contato a arquitetura/design de interiores é vital. Se utilizar as cores apropriadas quando na consonância com sua identidade visual quanto ao destacamento com os elementos na rua, escolher os elementos que passem a ideia tanto da sua missão, propósito, causa e expectativas do público alvo, um projeto que valoriza o imóvel e mantenha a qualidade térmica do ambiente internamente, uso da iluminação de forma inteligente para ser chamativo tanto no dia quanto a noite, entre outros pontos que são essenciais, mas deixaria o post do tamanho de um livro e esse não é o interesse (quer entender mais, leia outros posts do Blog). Todos esses aspectos geram interesse, atração; seu negócio já passou pela peneira inicial e já desperta curiosidade no prospector, um certo desejo.

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 Na fase Arguição, o 3ºA   do processo, o prospector começa a colher informações sobre o seu negócio pesquisando na internet, perguntando a amigos e familiares, observando e namorando de longe, só esperando a oportunidade perfeita para matar a curiosidade. Nessa fase a arquitetura de fato não é decisiva.
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 Na fase da Ação, o 4º A  é a fase onde o empresário mais gosta. O prospector se torna cliente. A riqueza transfere de bolso: seu produto e serviço é trocado por dinheiro/bens/valor. A arquitetura é decisiva. O momento onde o cliente tem a #experiência com o seu negócio. Precisa ser memorável, agradável, confortável, cheirosa, lúdica, musical, transformadora, única, feliz, de ótima percepção por parte do cliente, de ótimo tempo e reverberação na memória de quem vive, que seja instagramável, enfim, seja realmente diferente. Você consegue? Claro que sim. Confio em você!


Entendeu? Resumo:

*1A*  Assimilação - > Percepção passiva. Arquitetura fortemente presente na fachada e seus elementos arquitetônicos.

*2A*  Atração - > Interesse.  Arquitetura convergindo os desejos/interesses/necessidades de um dado publico alvo e missão, visão, propósito da organização/empresa.

*3A*  Arguição - > Pesquisa de informação. Arquitetura induz todos os valores para a boa percepção (através dos órgãos dos sentidos), só não constrói o argumento. É um trabalho para o marketing.

*4A*  Ação - > Compra. Experiência junto ao cliente. Aqui a arquitetura dá show. É a razão de existir da arquitetura comercial.

*5A*  Apologia - > Cliente se torna lover. Defende a marca como sua própria vida.


Amigos, ficou alguma dúvida, critica, sugestão, me mande um email:franciscocerqueira27@gmail.com. Quer saber mais? Leia os outros posts do Blog. Até a próxima semana.

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