#empreenda - Quero abrir um restaurante. E agora?

Agora é colher informações e tomar os rumos certos. E, para facilitar a vida realizei uma pesquisa para você: fiz essa mesma pergunta a players diretamente envolvidos no mercado de alimentação; um chef, um dono de restaurante, uma nutricionista e uma empreendedora no ramo de comida transportada, as famosas "quentinhas". Vumbora! Porque não temos tempo a perder!




Miguel Cerqueira, chef:

"1- estude o mercado e concorrentes - conhecer seu nicho e seus concorrentes auxiliará a desenvolver diferenciais e a conhecer o público.
2- se prepare - gerenciar um restaurante é complexo e faz-se necessário criar processos para ajudar a reduzir riscos e perdas - grande parte do empresariado de restaurantes troca dinheiro por desconhecer ou gerenciar mal seus negócios

3- JAMAIS utilize o concorrente como parâmetro de formação de preço. Será que ele assina a carteira dos funcionários? Será que ele não usa gato de energia e de água?

4- conceito - você pode vender um cachorro quente barato com insumos inferiores ou você pode vender um cachorro quente gourmet, qual o público que você quer atingir?

5- serviço - você vai entregar um serviço igual ao de todos os seus concorrentes ou você vai ter um processo de excelência que fará seu cliente ter uma experiência fora do normal? 
Quando todos esses passos estão redondos vc quebra a máxima do "cliente tem sempre razão"



Rafael Cerqueira, proprietário do Varanda Nordestina:

"Você conhece o produto que vai vender? Conhece o público para o qual você vai vender? Acha que cozinha bem ou vai tratar restaurante como negócio? É importante vender o que seu público tem dinheiro pra pagar e quer pagar.
O ponto de venda é satisfatório? Qual a conveniência você vai oferecer ao seu público?"
















Leticia Rajo, Nutricionista:

"Partindo do pressuposto de que a análise financeira já foi realizada, colocarei em tópicos os principais pontos para abertura de um restaurante:
 
✔️Definir o conceito, é preciso saber o público alvo; 
✔️ Definir o tipo de comida/ serviço; 
✔️Definir cardápio;
✔️ Definir ambiente/estrutura; 
✔️Definir equipamentos;  
✔️Análise de fornecedores; 
✔️Formar equipe/ mão de obra; 
✔️ Documentação - Alvará"










Naninha do Marmitex da Naninha:
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"Você realmente gosta disso? Você cozinha com amor? Porque se não, meu filho, você pode ter os melhores ingredientes, por que (o negócio) não vai."



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Bem diferente e diverso. Esse era o intuito do post. Dar as diferentes perspectivas de como abrir o negócio e mostrar que, as vezes, só vontade, dinheiro não bastam. É preciso muito mais.


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   "E a sua opinião?"    É o que você deve estar se perguntando; cadê minhas dicas de comunicação, ambientação, design de varejo, nada?   
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Olha, com toda tranquilidade do mundo te digo: nesse primeiro momento não quero explodir sua mente. Pensar no nome, na logo, nas cores, na ambientação, na alma do negócio, será um passo depois, quando as ideias, a burocracia, o dinheiro e as "paixões" estiverem devidamente refletidas e assentadas em seu coração. Não adianta passar semanas imaginando o nome, quando não conhece bem o produto ou nem sabe ao certo qual necessidade do cliente você estará atendendo. Enfim, quer saber o que eu acho? Tenha tranquilidade, amigo. Abrir e manter seu negócio será uma maratona e não uma corrida de 100 metros. Enfim, são essas palavras que deixo. Abraços, sucesso e até o próximo post.





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