#projeto - restaurante do zero.

Você é um projetista iniciando um restaurante?
É um comerciante mapeando as etapas certas para seu novo empreendimento de alimentação? É um estudante fazendo um projeto para seu tcc? Ou alguém interessado no ramo alimentar?
Esse é o seu lugar.
.
Vou enumerar nesse post o que julgo fundamental para o desenvolvimento de um projeto vencedor e sem retrabalho para um restaurante.


Ponto 0 - Parte financeira/marketing bem resolvido.

Quanto você tem de financiamento para o projeto? Já sabe mais ou menos quanto vai investir? Quanto quer de rentabilidade? Quantas refeições/dia vai servir? Qual seu público alvo? Quanto ele está disposto a pagar na ida de seu estabelecimento?


Ponto 1 - O seu entorno.

Quem são seus concorrentes? Quais os principais concorrentes num raio de 500m? Qual o principal e mais fácil caminho sua clientela fará para chegar até você? Eles vem a pé ou de carro? Qual a orientação solar? Qual estilo da arquitetura ao redor? Os prédios vizinhos são altos ou baixos?


Ponto 2 - O seu espaço

Tem estacionamento? A entrada é convidativa/chamativa? Existe espaço instagramável? É arborizado? Tem jardim? Recebe bem o sol? Tem pontos de sombra? Ele é amplo dando liberdade para cantos "multi-uso"? Tem um espaço para a chega dos insumos ou espaço para o lixo?

Comece do zero!



Ponto 3 - A parte interna

O salão é amplo, arejado? Existe bar? Existe um ponto de espera caso todas as mesas estiverem ocupadas? Existe um ponto de atenção lúdico, artístico (como mural, escultura, etc) no salão? Banheiros bem localizados? A cozinha tem todos os setores organizados, seu fluxo foi bem pensado?


.

Ponto 4 - Legislação.

Serei honesto: não possuo grande conhecimento. Sempre chamo uma nutricionista amiga para me dar um apoio.

.
Então, amigos, esses são os principais pontos que utilizo para a projetação de um restaurante. Quer acrescentar algo? Comente aqui ou em @chicko_martins o instagram. Abraços e até o próximo post.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Design de Interiores x Cenografia

***Proporção / Design de interiores***

#fachada - Como chamar mais atenção