**Balcão** - Mobiliário de loja

.
.
O coração da loja. Onde está toda a emoção; onde é guardado o que motiva o fazer/existir da loja: DINHEIRO, objetos pessoais, documentos, etc.
Não merece toda a pompa, já que o produto a ser vendido é a grande vedete, dona das atenções, mas devemos atentar a cuidados importante:
.
Ergonomia. Recomenda-se que o espaço mínimo de circulação atrás do balcão seja de 90cm, mas algumas lojas põe 80cm, e reza a lenda que algumas outras só contratam atendentes baixinhas, já que reservaram para esse ambiente os míseros 70~75cm.
Sua altura é variada, respeitando a decoração e o tom do ambiente (mais descontraído, baixas e leves; menos descontraídos, pesadas e altas) mas como regra de conforto ao cliente, elege-se como 90cm a 1m de altura.
.

.
Cor. Depende do motivo que rege a decoração e a personalidade que o mobiliário impõe no ambiente. Sobre o motivo, deve-se atentar aos fatores psicológicos que a cor evoca (cores mais quentes, vibrantes, inspiram alegria, movimento & cores mais sóbrias transmitem mais solidez e seriedade). Sobre a "personalidade do mobiliário", devemos primeiramente analisar sua existência no contexto linguístico da loja. Hum?! Tá...simplificando...qual estória você tá contando na loja? Como você quer induzir a circulação do cliente? O balcão será o ponto final? Será apenas acessório? Não chamará atenção? Será o foco de atenção na loja? Respondidas essas questões (e outras mais que você considere pertinentes) escolhe-se a cor. Veja que as duas diretrizes (motivo de decoração + personalidade do mobiliário) são intrínsecas.
.

.
Material. Os mais usados atualmente são vidro, acrílico, alumínio e madeira (MDF, MDP etc). Não existe regra no emprego dos materiais, mas é sempre bom atentar aos efeitos psicológicos (cor) do material (alumínio contemporaneidade; madeira aconchego, conforto; vidro e acrílico, leveza)
.
Formato. Arredondado, reto e as variações (em U, L, Z). Mais uma vez o contexto da ambientação rege a escolha. O ambiente de linhas retas, nada mais lógico que o balcão seguindo o padronagem, ou não...o balcão sendo um mobiliário de destaque na loja, ganha um design diferenciado e ganha formato curvo. Depende muito.
.

De várias formas é possível adquirir um balcão: lojas especializadas na produção de mobiliário de loja; um marceneiro de confiança, na internet vende-se vários mobiliário usados.
.
Então é isso. No próximo post trarei uma entrevista interessantíssima com uma arquiteta participante do Casa Cor Bahia 2012. Falaremos um pouco de sua carreira e claro de ambientes comerciais. Quem é? Segredo. Depois da pausa estratégica, tratemos mais assuntos relacionados ao mobiliário de loja. Aguardem!
.
Até +

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Design de Interiores x Cenografia

***Proporção / Design de interiores***

#fachada - Como chamar mais atenção