[ VENDER MAIS ] - Técnica de venda: AIDALA

Por que falar de vendas?
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Porque é o processo que nos faz mover para frente.
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A venda é o processo que nos faz conquistar qualquer coisa. Vender nossas ideias, habilidades, tempo, apoio, empatia, para conquistar os interesses, satisfazer as necessidades.
E perceba algo curioso: sempre estamos a barganhar com alguém; seja dinheiro por um produto, seja nosso sentimentos mais sinceros, pelo amor da outra pessoa, seja nosso tempo/trabalho por dinheiro...enfim, estamos sempre a barganhar.
No intuito de aperfeiçoar nosso poder de barganha, é preciso focar em táticas e técnicas de vendas.
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Por isso considero fundamental dar essa revisada nas principais técnicas de venda. Compreendendo a arte da venda, poderemos conquistar o mundo!!!!
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Posto isso, apresento a técnica AIDALA.
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É um técnica bem direta, um pequeno script, de como conduzir a venda. É focada sempre no objetivo de realizar a aquisição, a compra da ideia, pensamento, ideologia, produto, ou o que você quiser.
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Atenção? Check; Interesse? Check...

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Apresentando:
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A > Atenção. Chame a atenção do prospector (possível cliente seu, pessoa que você detectou como público alvo) a você e sua mensagem. Uma frase curiosa, um vocativo, uma piada, uma característica dele, qualquer coisa que seja útil (em alguns casos, um simples "ei", já serve).
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I  > Interesse. Observe as necessidades do prospector. No que ele está interessado? Quais são os problemas/desafios que ele enfrenta? Quais suas dores? Questione e reflita sobre o cliente.

D > Desejo. Sabendo dos interesses do prospector, agora é hora de aliar esses interesses com os benefícios que o produto/serviço podem agregar a vida do prospector. É preciso trazer todas essas qualidades para o mundo do prospector, faze-los imaginar, sonhar, como seria maravilhoso e perfeito a solução do problema que o aflige (utilizando o seu produto, claro!!!).

A > Ação. O famoso Call the Action. A chamada pra ação (numa tradução livre) precisa conduzir o prospector para a compra, ou seja, através de dinheiro, cartão, etc. Uma forma simples é fazendo a pergunta: "Você prefere pagar em dinheiro ou cartão, senhor?" ou "Como adquirir o produto? Então, se dirija até o balcão que a atendente irá te informar todo o processo".
Veja, a chamada pra ação é um comando, uma ordem, de como o prospector deve proceder. Pode ser o click num botão, inserir o email, qualquer ordem que o direcione à aquisição do produto/serviço ofertado.
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L > Lealdade. O prospector, já como cliente (adquiriu o produto). Agora é focar em ações que o mantenham leal a sua marca, loja, a você. Quais ações, produtos ele valoriza? Quais serviços ele mais deseja? Quais valores/ideias ele preza? É estudar seu cliente, desenvolver ações pós-venda (pedir feedback do produto, pedir sugestões de melhoras, ofertar descontos pra uma segunda compra, pedir indicação para amigos ou colegas que poderiam ser novos prospectors, etc), enfim, manter vivo o contato.
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A > Apóstolo. Como transformar um cliente em lover? Em defensor da marca? É necessário sempre aproximar seus valores com o do cliente. Faze-lo sentir-se aliado e sempre quando puder estreitar relações, contato mais próximo, bem além do produto/serviço.
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E aí? O que achou? AIDALA é uma técnica completa? Tem furos? Você conhece outras técnicas mais eficazes? Compartilhe comigo. A troca de conhecimento nunca é demais...e todo mundo sai ganhando.
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Abraço e até o próximo post.

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