[ CLIENTE ] - Primeira reunião com o cliente. E agora?

.
.
Calma!!!! Sem desespero.
.
Essa é a sua oportunidade de ouro para exercitar tudo aquilo que se dedicou e sonha fazer profissionalmente. Dá uma ansiedade? Dá! Bate uma insegurança? Bate! Mas calma...é só uma visita. Pode ser muito fecunda, gerando frutos suculentos e duradouros ou apenas mais um contato frio e desanimador que não dará em nada. Então, tranquilidade e foco nos pontos importantes que devem ser desenvolvidos com o cliente.
.
Aviso antes que todos os pontos devem ser levantados em tom de conversa amistosa e tranquila com o cliente. O intuito é deixa-lo a vontade e extrair o máximo de informações úteis para compor o projeto. Vamos para os pontos:
.
"Prazer, sou a solução de todos os seus problemas."



Ponto 1 - Relacionamento. Seja cordial e simpático. Repita o nome do cliente para memoriza-lo mais rapidamente. Desenvolva o relacionamento. Encontre pontos em comum. Fale de quem te indicou, as coisas quem tem em comum, as referências de design, comente assuntos sempre voltados ao Design, mas nada específico ou referente ao problema (ainda).
.
Ponto 2 - Referências. O que seu cliente pensa sobre Design? O que ele sabe? O que ele imagina o que é o projeto? Quais suas expectativas? Quais cores ele gosta? Formas? Tente não fazer perguntas diretas, sempre abertas e genéricias, mas sempre interpretando as opiniões, interações do cliente.
.
Ponto 3 - Problemas. Quais os problemas do cliente?  O que ele quer? O que o está incomodando? Porque ele te chamou? Se interesse pelo que ele tem a te dizer, quais suas questões, o que o incomoda e já vá tateando quais possíveis soluções podem ser traçadas para a solução.
.
Ponto 4 - Necessidade. O que o cliente pensa? O que ele deseja para o ambiente? Quais seus gostos e preferências? Quanto ele pensa em investir no projeto? Novamente, já alinhe as necessidades do cliente (o que ele quer/pensa/precisa) com a solução do problema (o que está o incomodando/prejudicando).
.
Ponto 5 - Briefing. Não se perca. Tenha uma lista de questões úteis para utilizar durante a conversa. Evite aplicar em forma de questionário, mas sempre as introduzindo de forma orgânica ao processo, Siga o fluxo.
.
Ponto 6  - Diferenciais. Fale do processo do projeto, as etapas, e explicite seu diferencial competitivo, o valor (e não o preço...esse preferencialmente deve ser revelado só depois, numa segunda reunião) do seu serviço; explique de forma leve por que você deve ser o cara a solucionar o problema do cliente e não outro. Se venda de forma confiante, leve e não arrogante.
.
Ponto 7 - Medição do ambiente. É bom que esse encontro seja próximo ou no ambiente que será trabalhado. Faça todas as medições que julgar úteis para o estudo preliminar e criação do orçamento.
.
Ponto 8 - Despedida. Agradeça sua atenção. Prometa um prazo que possa cumprir para a entrega do orçamento.
.
Não se esqueça: Invista no relacionamento, gere empatia.
.
Então é isso. Esqueci de algo? O que pode ser acrescido? Comente e enriqueça o debate.
.
Abraços, tudo de bom e até!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

***Proporção / Design de interiores***

Design de Interiores x Cenografia

#fachada - Como chamar mais atenção