[ ANÁLISE DE VENDAS ] - Gigantes do On-line abrindo lojas no Off-line. Entenda o porquê.

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Oppa, Amaro, Natura, Clé, Livo, Westwing, Amazon (Link no final). Todas essas marcas, mesmo sendo gigantes na internet, estão apostando no mundo real atualmente. Em lojas físicas.
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"Mas como? Ninguém mais vai em lojas! Tudo é tão lindo e prático no meio virtual. Morte ao off-line."
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Calma, minha jovem. Você compra pão? Sim...pãozinho...não é melhor sentir o cheirinho de pão recém saído do forno, pegar o saco com ele bem quentinho e ir pra casa já imaginando como será comer-lo na manteiga com café, no suco ou chá?
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Exatamente por isso que as marcas estão abrindo lojas físicas: a experiência/emoção!!!
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Loja física da Amaro

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O site serve muitas vezes como porta de entrada, deixando o envolvimento do ambiente físico com a loja, o contato sinestésico (o toque) com o produto, a consultoria especializada com a vendedora. Assim as chances de errar na compra diminuem. Porque no fim, não importa muito em qual canal irá fechar a compra. O que importa é o produto (ou o fetiche de possuí-lo).
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Outra coisa importantíssima que a loja proporciona é a troca (real) da equipe de vendas com o seu consumidor, entendendo-o melhor a partir de suas atitudes e não de questionários frios e facilmente manipuláveis (eu sempre digo que ganho menos quando perguntam minha renda...nem sei porque...rss), aumenta a exposição da marca, favorece a compra por impulso ($$) e entende seu consumidor mais a fundo.
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Essa estratégia tem um nome: o Omnichannel, onde todos os canais não se diferenciam...o real, virtual, tudo junto. O foco é exclusivo na experiência do cliente. Parece lindo e fácil, mas não é. As vezes são divisões inteiras para o meio físico e outra para o virtual das empresas. Sincronizar todo esse staff exige muito trabalho.
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Um exemplo bem simples: um produto comprado no meio virtual e trocado em loja física. Como alinhar os estoque? Como dar baixa no sistema da loja física e rebater no estoque "virtual"? E as promoções? O cliente ganha um vouch no meio virtual e quer trocar na loja física...como garantir a originalidade do cupom?  Os sistemas estão sincronizados? Enfim...desafios que devem ser contornados.
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Mas não existem só entraves, existem facilidades também: o cliente pode experimentar o produto na loja física (chamada de retail touch point) e comprar pelo site, recebendo em sua casa; comprar o produto no site para depois retirar em mãos na loja; se encaminhar para as guide shop (lojas físicas totalmente integradas com as lojas virtuais) e ter uma experiência totalmente nova de compra...enfim...mais liberdade para o consumidor.
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Depois de observar as vantagens e possibilidades parece até obvio o caminho das gigantes virtuais abrirem retail touch points. Ainda somos pessoas e buscamos o contato de outros humanos a todo momento. Sobrevivemos assim ao longo de nossa história (surgimentos de aldeias, burgos, vilarejos, cidades, metrópoles, megalópoles, etc) e não será diferente hoje e nem para o futuro.
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Até a próxima quinta.
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Obs.: Link das lojas citadas (Oppa, Amaro, Natura, Clé, Livo, Westwing, Amazon.) Promessa é dívida.
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Abraços.

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